Coceira No Couro Cabeludo – Por que Ocorre?

0
2448

Não tem como se conter. Com a coceira no couro cabeludo que você está sentindo, só te resta coçar e coçar a cabeça, como se não houvesse amanhã… Quais são as razões deste incomodo? O que está causando tudo isto? O que você pode fazer? Neste artigo vamos te responder todas estas perguntas. 

Coceira no Couro Cabeludo – Por que isto Acontece?

Coceira no Couro Cabeludo

Assim como sua pele, o seu couro cabeludo pode desidratar-se, causar prurido ou ficar ressequido.

Conclusão: Você sente aquela sensação de irritação que o leva a coçar-se. É sinal que a sua epiderme sofre de algum desequilíbrio cujas causas podem ser diversas.

“A coceira pode ser de origem nervosa, estar relacionada com o estresse ou a poluição. Mas também pode estar relacionada com um desequilíbrio na produção das glândulas sebáceas.

Significa que as células da epiderme estão se renovando rápido demais, daí o aparecimento frequente de caspa e causa da coceira no couro cabeludo.

As outras causas da coceira no couro cabeludo podem estar relacionadas com os produtos que você esteja usando, que podem ser muito agressivos ou inadequados para você. Ou ainda devido a uma alimentação carente de determinados nutrientes ou ainda o uso demasiadamente frequente de capacetes de motos.

Para remediar esta situação, existem produtos de uso capilar com propriedades dermocalmantes. “Estes Shampoos específicos com pH neutro permitem diminuir a coceira no couro cabeludo.

Ou ainda, você pode se abster de usar shampoo ou máscaras hidratantes, pois eles não têm qualquer utilidade no caso de desidratação do couro cabeludo. Pode ainda optar por produtos contra a caspa, no caso de a sua coceira no couro cabeludo vir acompanhada de caspa.

Por fim, procure relaxar, fazer uma alimentação equilibrada e massagear o seu couro cabeludo a fim de estimular a sua circulação sanguínea.

Não terá nada a perder se adotar estes hábitos, bem pelo contrário!

Se, ainda assim, a sensibilidade do seu couro cabeludo persistir, não hesite em marcar uma consulta no dermatologista. Não deixe de ler neste blog, o artigo: Alopecia – Será Que Tem Cura?

Algumas causas da coceira na cabeça

  1. Caspa

Coceira no Couro Cabeludo

Também conhecida como seborreia, é uma doença capilar inflamatória que surge devido ao excesso. A caspa causa desprendimento de placas brancas do couro cabeludo causando coceira.

Para tratar a caspa é importante a utilização de shampoo anticaspa Porém, fique atento, o shampoo anticaspa não faz limpeza no couro cabelo, ele age estritamente sobre a inflamação. Por isso, é necessário a utilização de shampoo e condicionador normais específicos para o seu cabelo.

  1. Psoríase Vulgar

Coceira no Couro Cabeludo

É uma doença que atinge cotovelos, joelhos e couro cabeludo. No couro cabelo, surgem lesões avermelhadas, escamas secas, prateadas ou acinzentadas. É uma doença que não tem cura, mas existe tratamento.

  1. Psoríase Invertida

É uma variação da doença psoríase que também não tem cura por ser crônica. A psoríase invertida causa coceira na cabeça, mas não é uma regra para todos os pacientes. Essa doença se manifesta com lesões úmidas, além da coceira.

  1. Tinhas

São micoses que atingem adultos e crianças, provocando queda de cabelo nas regiões afetadas.

  1. Estresse

O estresse é considerado uma síndrome que afeta diversos órgãos do corpo humano. A pele está entre eles. O estresse pode causar irritação capilar, que ocasiona caspas e psoríase. Cada doença que é causada pelo estresse é tratada separadamente, mas é recomendado melhorar autoestima e aliviar.

Mitos e verdades sobre a coceira na cabeça

Quando o assunto é coceira na cabeça, não faltam comentários. Separamos três afirmações ditas pelas pessoas. Confira se ela é mito ou verdade.

  1. Lavar o cabelo todos os dias faz mal

Essa afirmação popular é um mito. Lavar o cabelo todos os dias ajuda a manter o couro cabeludo livre de dermatites.

  1. Banho muito quentedanifica os cabelos

É verdade. A água quente remove a proteção natural presente no couro cabeludo e aumenta a oleosidade do cabelo, aumentando a chance do aparecimento de dermatites.

  1. Dormir com os cabelos molhados apodrece a raiz

É mito. Dormir com os cabelos úmidos faz mal apenas para a saúde dos fios e causa caspa.

Complicações da coceira na cabeça

Existem muitos produtos que proporcionam o alívio da coceira na cabeça, mas em alguns casos, a coceira causa lesões e inflamações e é necessário a utilização de antibióticos.

A coceira no couro cabeludo pode provocar o aparecimento de bactérias e fungos que causam outras doenças no couro cabeludo.

Quando há presença de bactérias e fungos, é necessário a utilização de antifúngicos e antibióticos. A celulite, por exemplo, é uma infecção causada por fungos ou bactérias, que precisa da intervenção desses medicamentos.

Fique atento ao surgimento de coceira no couro cabeludo e procure um médico dermatologista se a coceira atrapalhar a sua rotina.

 Algumas Receitas Caseira Para Acabar com a coceira no couro cabeludo

  1. Bicarbonato de sódio

Esta é uma das dicas mais fáceis! Faça uma pasta fina dissolvendo o bicarbonato de sódio na água e aplique sobre o couro cabeludo. Deixe agir por cerca de 10 minutos e depois lave normalmente. Para obter um resultado ainda melhor, você pode esfregar um pouco de azeite de oliva no couro cabeludo antes de aplicar a mistura.

  1. Abacate e banana

Além de aliviar a coceira, este tratamento também é ótimo para hidratar os fios. Basta amassar duas bananas e misturar com um abacate. Aplique a pasta ao couro cabeludo (e, se quiser, ao cabelo também), deixe agir por 30 minutos e enxágue bem. As duas frutas têm propriedades nutritivas e hidratantes, que farão muito bem ao couro cabeludo seco.

  1. Vinagre de maçã

Outro remédio barato e eficaz é o vinagre de maçã. Misture ¼ de xícara de vinagre a ¼ de xícara de água e coloque em um frasco de spray. Borrife a mistura no couro cabeludo e massageie, depois coloque uma toalha em torno da cabeça e espere 15 minutos. Então, é só lavar e ver o efeito.

  1. Hamamélis

A Hamamélis é uma erva medicinal usada para ajudar no tratamento de pequenos ferimentos superficiais da pele, e também pode solucionar o problema. Basta misturar uma porção da erva para duas de água destilada e despejar no couro cabeludo. Massageie bem, deixe agir por alguns minutos e enxágue.

  1. Suco de limão

O suco de limão é mais um remédio barato e eficaz. Junte uma colher de suco de limão a um copo de água e despeje a mistura no couro cabeludo. Enxágue bem com água e aplique novamente. Você pode repetir o processo diariamente, até que os sintomas desapareçam. Mas, atenção: lave bem depois do procedimento, pois o limão pode clarear os cabelos escuros. Além disso, esta receita não é recomendada se sua pele tem algum tipo de ferida ou irritação, pois pode arder.

  1. Óleo de Melaleuca (tea tree oil)

O óleo de Melaleuca é um ingrediente versátil para muitos remédios caseiros e pode ajudar a amenizar a coceira e a descamação. Misture de 10 a 20 gotas do óleo em uma xícara de xampu e use o produto normalmente quando lavar o cabelo. Você também pode combinar 2 ou 3 gotas do óleo da árvore a uma colher (de sopa) de óleo vegetal para massagear o couro cabeludo e ajudar a desobstruir os folículos pilosos.

  1. Óleo de Jojoba

O óleo de Jojoba é um excelente hidratante natural. Especialistas dizem que sua estrutura molecular é muito próxima à do próprio óleo natural da pele, e por isso é tão eficiente nos tratamentos para rejuvenescer e hidratar. Você pode utilizar um pouco do óleo de Jojoba para massagear o couro cabeludo. Repita o processo uma vez por semana.

  1. Babosa

Se você tem alguma planta do tipo Aloe vera (conhecida por babosa) por perto, aproveite! Ela é um remédio natural incrível. Corte uma folha de babosa, e retire a substância gelatinosa que ela libera. Aplique esta “pasta” diretamente no couro cabeludo, deixe agir por cerca de 30 minutos e lave como de costume.

Esperamos ter podido te ajudar com estas dicas sobre como atacar e acabar com a coceira no couro cabeludo, e ao mesmo tempo gostaria de te indicar um produto que vai te ajudar a prevenir este tipo de problema.

Trata-se de um produto essencialmente natural que vai ajudar no crescimento do teu cabelo e manter o equilíbrio da nutrição capilar. Conheça este produto clicando na imagem abaixo:

Coceira no Couro Cabeludo

Mas lembre-se: dependendo da intensidade do seu problema, é importante procurar orientação de um médico dermatologista para avaliar o caso e a melhor forma de tratamento. Até o próximo artigo

 

Compartilhe

Responder

Please enter your comment!
Please enter your name here

18 − três =