Cura da Calvície – Mais Perto do Que Você Imagina

0
584

A cura da calvície é sonhada por milhões de homens e mulheres ao redor de todo o mundo. É um mal que afeta cerca de metade dos homens, em média a partir dos 40 ou 50 anos, isto quando não acontece ainda mais cedo. As mulheres apesar de terem a genética mais a favor delas, sofrem mais com a autoestima quando se trata de perder muito cabelo.

Realmente a calvície pode manifestar-se clinicamente de forma variável, chegando a apresentar os primeiros sinais ainda na adolescência. Isto varia das famosas “entradas” até a perda capilar muito acentuada, no topo e na zona mediana da cabeça.

A Calvície chega a ter um grande impacto psicológico, isto provado por estudos e publicações efetuadas.

Pesquisas na Busca da Cura da Calvície

a-cura-da-calvicie_3

A novidade é que passamos a ter esperança que o problema da calvície poderá estar com os dias contados, graças a um trabalho desenvolvido na Sanford-Burnham Medical Research Institute, em La Jolla na Califórnia. Cientistas daquele instituto independente e sem fins lucrativos conseguiram fazer crescer cabelo novo, utilizando células estaminais humanas. Acima de tudo se faz necessário criar células de papila dérmica, que constituem as duas camadas superiores da pele e estimulando-as a formar folículos de cabelo. A perda de cabelo ocorre precisamente quando as papilas deixam de funcionar.

Uma das tentativas que  visava a cura da calvície, foi a de criar células de papila dérmica que permitiram aos cientista isolar exemplares saudáveis daquelas células e coloca-las numa cultura, com a intenção de aumenta-las numericamente. O problema é que as papilas dérmicas tornam-se menos eficazes quando se multiplicam. Então, uma forma de contornar este problema é produzir as papilas de células estaminais, e esta técnica já produziu resultados positivos em ratos.

Alexey Terskikh, professor associado no instituto Sanford-Burnham tem esperança de que este novo processo possa vir a permitir transplantes de cabelo mais eficazes para seres humanos. “ O nosso método com células estaminais proporciona uma fonte inesgotável de células do paciente para transplante e não está limitado pela disponibilidade de folículos existentes”, afirma ele.

“O nosso próximo passo é transplantar células de papilas dérmicas humanas, derivadas de células estaminais pluripotentes, em indivíduos humanos”.

Questões Genéticas da Calvície

cura

Sabemos também que a calvície afeta um terço dos homens afetados por ela devido a um forte componente hereditário. Já em 2005 se descobriu um gene no cromossoma X (transmitido unicamente pela mãe) que, estando alterado, origina calvície – por isso os netos repetem muitas vezes o padrão de calvície dos avôs maternos.

Agora, dois grupos internacionais independentes foram mais longe e descobriram uma nova região do genoma humano que está envolvido nesta situação. Fica no cromossoma 20, mas ainda é cedo para falar em cura da calvície e de soluções para o problema, avisam os cientistas. “Só identificámos a causa. Tratar a calvície que aflige muitos homens vai exigir mais investigação”, explicou Brent Richards da universidade britânica McGill, e um dos autores do estudo, que foi publicado na última edição da Nature Genetics.

O grupo britânico, que fez a pesquisa incluiu, além dos cientistas da universidade McGill, investigadores do Kings College, em Londres, e dos laboratórios GlaxoSmithKline (o que atesta de qualquer modo o interesse da indústria farmacêutica neste problema). A equipa fez o estudo genético de 1125 homens caucasianos que sofriam de calvície, em colaboração com colegas de Islândia, Holanda e Suíça, para a recolha das amostras do material genético nesses países. Graças a este rastreio, o grupo conseguiu descobrir duas variantes até agora desconhecidas no cromossoma 20 que aumentam substancialmente o risco de calvície. Estes resultados foram depois confirmados por meio de uma comparação com os dados genéticos de outros 1650 homens caucasianos.

Paralelamente, investigadores das universidades de Bona e Dusseldorf, na Alemanha, chegaram a resultados idênticos, que foram publicados on line na Nature Genetics.

O grupo alemão utilizou uma abordagem diferente do grupo britânico, estudando 500 mil localizações diferentes no genoma humano (utilizando dados genéticos de 300 homens calvos) e identificou assim uma variação que ocorre claramente com mais frequência em homens calvos do que no grupo de controle que serviu de comparação para aferir os resultados. Essa variação é a mesma que foi detectada pelo grupo britânico no cromossoma 20.

Mesmo que esta descoberta não seja a porta que leva diretamente à solução para o problema, ela abre pelas menos novas vias de investigação e permite pensar em testes genéticos que identifiquem os homens mais em risco. Estes poderão assim fazer tratamentos que retardem o aparecimento do problema. Por exemplo, os homens que acumulem estas variações no cromossoma 20 com as do cromossoma X têm sete vezes mais probabilidades de ficarem calvos.

E o DHT? Será que está ai a cura da calvície?

Por outro lado, o excesso de DHT é tido como a principal causa da calvície masculina, e que apesar de todos os homens terem DHT nos seus corpos, nem todos vão sofrer a perda de cabelo. Acredita-se que homens calvos têm mais receptores DHT do que aqueles que não perdem os cabelos, e eles têm níveis mais elevados de DHT no seu organismo.

Se você quiser ver seu cabelo crescer novamente, qualquer medicação deverá no mínimo ter as seguintes propriedades:

Queda de cabelo –  DHT

Já que os homens têm mais receptores DHT em seus folículos capilares do que as mulheres, obviamente sofrem uma maior perda de cabelo. Mas, se todos os homens têm DHT no seu sistema, surge uma pergunta curiosa. Por que alguns homens perdem cabelo enquanto outros não?

Sobre este assunto recomendamos a leitura do artigo “DHT – A Causa Da Tua Calvície…Saiba Porque”

Solução para a Calvície

Nos foi possível verificar que as teorias e estudos sobre a calvície possuem várias vertentes e muitas sustentações. O certo é que nenhuma delas nos apresenta exemplos claros de resultados obtidos na direção da cura da calvície.

Fica também muito evidente que o interesse da indústria farmacêutica é muito grande, dado o grande número de medicamentos à disposição das pessoas que sofrem deste mal. Além disso, são muitos os novos produtos que são lançados no mercado com a finalidade de acabar com a calvície. O montante em valores envolvido em tudo isto é muito grande, tanto em investimento e mais ainda em relação a lucros.

Diante de todas estas “mazelas”, quero indicar a vocês um Programa de Restauração dos Cabelos essencialmente natural, e que comprovadamente já conseguiu fazer com muitas pessoas passassem a ser mais felizes, pois puderam observar o retorno dos seus cabelos. Conheça agora clicando na imagem abaixo:

Então, temos ai uma solução maravilhosa para trazer sua felicidade e auto estima de volta. Conheça agora mesmo este Programa de Restauração Capilar idealizado de forma totalmente natural e de alto rendimento para sua saúde em geral. Experimente já.

Compartilhe

Responder

Please enter your comment!
Please enter your name here

vinte + 4 =