DHT – A Causa Da Tua Calvície…Saiba Porque

2
23112

O excesso de DHT é tido como a principal causa da calvície masculina. Apesar de todos os homens terem DHT nos seus corpos, nem todos vão sofrer a perda de cabelo. Acredita-se que homens calvos têm mais receptores DHT do que aqueles que não perdem os cabelos, e eles têm níveis mais elevados de DHT no seu organismo.

Se você quiser ver seu cabelo crescer novamente, qualquer medicação deverá no mínimo ter as seguintes propriedades:

  • Inibir DHT de ligação com receptores nos folículos pilosos.
  • Reduzir o nível de DHT encontrada no corpo.

Queda de cabelo –  DHT

Já que os homens têm mais receptores DHT em seus folículos capilares do que as mulheres, obviamente sofrem uma maior perda de cabelo. Mas, se todos os homens têm DHT no seu sistema, surge uma pergunta curiosa. Por que alguns homens perdem cabelo enquanto outros não?

DHT

Há anos a comunidade médica tenta explicar por que alguns homens têm calvície de padrão masculino, enquanto outros não. Todas as teorias anteriores foram refutadas. Tendo mantido um esforço para saber as causas da calvície, recentemente, os cientistas descobriram que o DHT é responsável pela calvície de padrão masculino. O que ainda não se explicava era o por que que alguns homens mantinham seus cabelos.

Com mais pesquisas, os cientistas descobriram que homens que perderam seus cabelos tinham níveis mais elevados de DHT no seu sistema. Eles também haviam aumentado o número de receptores DHT em seus folículos pilosos.
Foram testados vários medicamentos e ficou clinicamente provado que a redução do DHT reduziu a queda dos cabelos, e os cabelos começaram a crescer novamente. Fazendo uso de produtos que reduzem a produção de DHT, você terá uma base sólida para seu programa de prevenção de perda de cabelo.

 

O que é o DHT?

di-hidrotestosterona (DHT) (nome completo: 5α-di-hidrotestosterona, abreviado para 5α-DHT; INN: androstanolona) é um metabólito biologicamente ativo do hormônio testosterona, formado principalmente na próstata, testículos, folículos capilares e glândulas adrenais pela enzima 5α-redutase através da redução da ligação dupla 4,5. A di-hidrotestosterona pertence à classe dos componentes chamados andrógenos, também geralmente chamados de hormônios androgênicos. A DHT é cerca de 3 vezes mais potente que a testosterona, devido à sua afinidade aumentada pelo receptor de andrógenos, sendo também a responsável pela calvície de padrão masculino.

Adeus ao DHT…Cabelos Saudáveis Para Sempre

A calvície é um problema que afeta a todos, embora possamos pensar que não. Quando vemos mais cabelos do que o habitual no piso do box do banheiro, ou na escova de cabelo, perguntamo-nos se estamos perdendo cabelo ou não. É satisfatório saber que o corpo humano perde aproximadamente 100 dos seus 100.000 a 150.000 fios de cabelo todos os dias, e que crescem novos cabelos no seu lugar. À medida que envelhecemos, o processo de renovação pode ficar mais lento, e passamos a perder mais cabelos do que aqueles que crescem.

A perda de cabelos real é mais perceptível nos homens. O que é comumente conhecido como calvície masculina, é uma doença hereditária chamada alopecia androgenética, e que pode iniciar cedo, por volta dos 20 anos de idade.

A queda de cabelo masculina distingue-se pelas entradas, ou por uma ponta de cabelo na testa e rarefação na parte de cima da cabeça. O percentual de queda de cabelo pode ser lento, gradual ou rápido. Por volta dos 50 anos de idade, perto de 50% dos homens vai ter alguma queda de cabelo. Para 40% a 50% das mulheres, o cabelo pode começar a ficar mais fino depois 50 anos geralmente após a menopausa, o que é chamado de calvície feminina.

As mulheres tendem a ver o seu cabelo mais fino em toda a cabeça, mas mais visivelmente na parte de cima. A perda significativa de cabelo para as mulheres antes dos 50 anos é rara, e é geralmente desencadeada por flutuações hormonais, pelo stress ou um problema de saúde secundário.

DHT - Fases do Ciclo Capilar

Tipos de perda de cabelo:

Calvície Universal:

Este tipo de perda de cabelo é caracterizado pela calvície irregular ou por manchas calvas. Afeta homens e mulheres de forma igual, adultos e crianças, mas é rara e ocorre em menos de 2% da população. A perda de cabelo devido à calvície universal é geralmente desencadeada por um distúrbio do sistema imunológico. A partir do momento em que é identificada, o cabelo geralmente volta a crescer.

Eflúvio Anágeno:

Este ocorre quando os cabelos na fase de desenvolvimento começam a cair de forma prematura. O uso de medicamentos contra o câncer são as causas mais comuns para este evento. Os pacientes sujeitos a quimioterapia podem perder até 90% do seu cabelo, como resultado de eflúvio Anágeno.

Eflúvio Telógeno:

A fase natural do ciclo de desenvolvimento do cabelo inclui um período de repouso chamada telógeno, que envolve 10% do cabelo em um dado momento. O eflúvio telógeno ocorre quando até 30% dos cabelos da cabeça estão no período de repouso, num determinado período de tempo.

Esta condição pode ser causada pelo stress físico e/ou emocional, e o crescimento do cabelo vai voltar ao normal, se houver uma redução do stress.

A saúde do seu cabelo depende do estado geral da sua saúde, por isso é importante tratar a perda de cabelo a partir de uma abordagem múltipla, que inclui tanto a utilização de tratamentos médicos padrão para retardar a queda de cabelo, bem como tratamentos nutricionais e mudanças de estilo de vida, para tratar e melhorar a saúde.

DHT

Sinais e Sintomas da Calvície

  • Manchas calvas;
  • Irritação do couro cabeludo
  • Perda de cabelo repentina ou excessiva;
  • Desbaste visível do cabelo em torno da cabeça, em cima e nos lados.

Se a perda de cabelo é acompanhada de outros sintomas, tais como fadiga, mãos e pés frios, pele e cabelos secos e flutuações menstruais, isso podem ser sinais de hipotireoidismo ou uma disfunção da tiroide. Consulte o seu médico imediatamente para novos exames.

Coloque um fim no DHT

DHT significa di-hidrotestosterona, um hormônio formada quando a enzima alfa-redutase-5 decompõe a testosterona. O DHT é o principal culpado pela calvície masculina. O DHT encurta o ciclo de desenvolvimento do cabelo, fazendo com que os folículos pilosos encolham e parem a produção de cabelos, conduzindo à perda de cabelo. O DHT não afeta tão somente os homens mas também as mulheres, em particular após a menopausa, quando os níveis de estrogénio diminuem. Alguns medicamentos usados para tratar a calvície funcionam inibindo a ação da alfa-redutase-5, reduzindo assim a formação do DHT. As dietas ricas em gordura também podem aumentar os níveis do DHT.

Tem um vídeo bem legal que explica muito bem os malefícios da Dihidrotestosterona.

Fatores de Risco:

  • Idade: a perda de cabelo é mais comumente com o envelhecimento;
  • Queimaduras, ferimentos e infecções da pele, como por exemplo a micose;
  • Medicamentos utilizados para tratar a gota, artrite, depressão, problemas cardíacos, pressão arterial alta e a pílula anticoncepcional podem levar à perda de cabelo;
  • Genética;
  • Tratamentos de cabelo: produtos químicos usados para pintar, tingir, branquear, alisar ou fazer permanentes e cachos podem provocar danos e quebras no cabelo, se forem utilizados em excesso ou incorretamente; penteados que puxam o cabelo com muita força também podem motivar alguma perda de cabelo, que é conhecido como alopecia de tração;
  • Alterações hormonais, como as que ocorrem na gravidez e na menopausa;
  • Doenças do sistema imunitário (lúpus, diabetes, doenças da tiroide);
  • Deficiências nutricionais: proteína inadequada, ferro ou ácidos gordos essenciais;
  • Distúrbios gastrointestinais graves;
  • Stress: stress emocional, febre, cirurgia, gripe;
  • Problemas de peso e dieta extrema.

 

 

Recomendações dietéticas:

Embora o cabelo não seja um tecido vivo, é importante o fornecimento de nutrientes para os folículos pilosos no couro cabeludo. Ainda que não existam alimentos específicos que estimulem diretamente o aumento do crescimento do cabelo, prefira alimentar-se de forma equilibrada através de alimentos que abasteçam seu organismo de vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras e proteínas.

Outros Alimentos Importantes:

  • Assegure a ingestão adequada de proteínas, porque a proteína é necessária para o desenvolvimento do cabelo. Escolha alimentos fontes de proteínas magras (peixe, aves, cortes magros de carne, feijão, nozes, sementes e soja).
  • As carnes, as aves e o peixe também contém ferro, que é necessário para o desenvolvimento adequado do cabelo;
  • O peixe e o óleo de linhaça contêm ácidos gordos essenciais necessários para o bom crescimento do cabelo;
  • As nozes, as amêndoas e as sementes contêm magnésio, que é um elemento importante para o desenvolvimento do cabelo;
  • Casca de vegetais como as batatas, pepinos, pimentas verdes e vermelhas e a couve ajudam a fortalecer o cabelo, porque são ricos em sílica mineral;
  • Os cereais integrais, os legumes e as frutas são boas fontes de nutrientes essenciais e fibras.

Alimentos que você deve evitar:

  • A cafeína e o álcool podem elevar os níveis de adrenalina, o que pode provocar perda de cabelos;
  • Alimentos ricos em açúcar podem aumentar os níveis de cortisol (hormona do stress) e induzir o nosso corpo a produzir mais androgênios, promovendo a perda de cabelo;
  • A ingestão elevada de sal tem sido associada à perda de cabelo. Os alimentos ricos em sal incluem os processados, os salgadinhos e o uso de sal adicional
  • Reduza ou elimine os pró-inflamatórios: as gorduras saturadas (carnes gordas e lacticínios), e as gorduras transformadas (alimentos industrializados e fritos). A gordura saturada reduz a quantidade de globulina (SHBG), uma substância que se liga normalmente à testosterona. Com menos globulina, mais testosterona pode ser convertida em DHT, promovendo a perda de cabelo.

Dietas drásticas atrapalham o desenvolvimento do cabelo

Diminuir de forma severa a ingestão de calorias (menos de 1.200 calorias por dia) pode provocar perda de cabelo súbita (eflúvio telógeno). Quando o corpo é privado de proteína suficiente, devido a dietas rígidas condicionada a restrição de calorias, ele vai desligar toda a produção de cabelo, com a finalidade de desviar todas as suas energias para manter a atividade dos órgãos vitais do corpo. O organismo irá poupar proteína tornando os cabelos saudáveis ?? Os cabelos que estão em uma fase de crescimento normal (anágena) passarão para uma fase de repouso súbito.

Mude seu Estilo de Vida

  • Exercícios físicos regulares e hábitos de sono saudáveis melhoram a circulação e a saúde geral do organismo, promovendo um cabelo saudável;
  • Reduza a frequência das lavagens e secagens do cabelo. Use shampoos e condicionadores suaves.
  • Sempre que possível, evite usar água quente e secadores de cabelo ou ferros quentes;
  • Evite expor o cabelo a água clorada das piscinas ou a quaisquer outras soluções químicas (produtos de permanente e tintas);
  • Não escove seu cabelo em demasia. Limite a escovação e o faça de maneira suave. O mesmo cuidado se presta a forma de como pentear o cabelo. Mantenha as tranças e os rabos de cavalo frouxos;
  • Faça um tratamento capilar semanal profundo, com massagem no couro cabeludo, a fim de proteger o cabelo e estimular o crescimento de novos folículos pilosos. Uma boa alternativa é a terapia capilar;
  • Use um chapéu de abas quando estiver ao ar livre e exposto ao sol, para proteger o couro cabeludo e os cabelos dos danos dos raios de sol;
  • Não fume. De acordo com estudos realizados, os fumantes possuem quatro vezes mais probabilidades de ter queda de cabelo do que os não fumantes.

Suplementos Recomendados

Vitaminas do Complexo B: São essenciais para o bom desenvolvimento do cabelo. A deficiência em biotina e PABA podem motivar perda de cabelo. Os suplementos de biotina podem fortalecer o cabelo, estimular o crescimento de cabelo novo, perder cabelo mais lentamente e evitar o envelhecimento, particularmente nas pessoas que têm deficiência deste nutriente. O PABA (ácido para-amino benzoico) pode proteger as raízes do cabelo e ajuda a prevenir a perda de cabelo. Também pode retardar o envelhecimento, nos casos em que a causa é uma deficiência de PABA ou de outras vitaminas do complexo B.

Dosagem: Converse com seu médico, preferencialmente um especialista e dermatologia.

Ácidos Graxos Essenciais: A deficiência em ácidos graxos essenciais pode provocar a queda de cabelo, e os suplementos podem ajudar a melhorar a saúde do couro cabeludo e do cabelo. Ingerir uma mistura de óleos de peixe, linhaça, onagra e borragem poderá ajudar substancialmente a evitar a queda de cabelos.

Dosagem: 2-3 g por dia.

Ácido Ortosilícico: Melhora a formação de colágeno e torna o cabelo mais forte e mais grosso. Um estudo demonstrou também que este ácido melhora a fragilidade do cabelo e das unhas. Tomar suplementos de silício não irá produzir os mesmos resultados, uma vez que o silício é pouco absorvido. O ácido ortosilícico encontra-se na forma biodisponível (utilizável) de silicone, e está disponível no Canadá sob o nome BioSil.

Dosagem: Seis a dez gotas por dia, com suco de fruta (para mascarar o sabor desagradável. Beba imediatamente.

NOVAS PESQUISAS APONTAM:

Os Óleos Essenciais Estimulam o Crescimento Capilar

DHT - Massagem Capilar

Um estudo realizado por pesquisadores escoceses revelou que os óleos essenciais podem trazer benefícios para os adesivos utilizados nos tratamentos para queda de cabelo universal. Neste estudo, metade dos participantes envolvidos massageou o couro cabeludo com uma combinação de óleos essenciais de tomilho, alecrim, lavanda e cedro, diariamente.

A outra metade dos participantes massageou óleos inativos.

Depois de sete meses, 44% dos pacientes que usaram os óleos essenciais mostrou melhorias significativas no desenvolvimento do cabelo, em comparação aos 15% de melhoria no grupo de placebo.

Suplementos Complementares

Extrato de Semente de Uva: Estudos preliminares demonstraram que este

potente antioxidante estimula o crescimento do cabelo.

Dosagem: 50-100 mg por dia.

Minerais: Ferro, selênio e zinco são essenciais para o desenvolvimento

do cabelo, uma vez que a deficiência nestes minerais pode provocar perda de cabelo.

Dosagem: Tome uma dose de um suplemento multivitamínico/mineral, diariamente. (Consulte seu médico)

Saw Palmeto: É usado principalmente para o tratamento da hiperplasia prostática. Bloqueia a produção de DHT e, assim, pode ser útil para o tratamento da perda de cabelo devido a níveis elevados de DHT, embora isto ainda não tenha sido testado em seres humanos. Consulte o seu médico antes de tomar suplementos de saw palmetto.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pensando em melhorar a saúde do seu cabelo e prevenir a queda dos mesmos, tenha em consideração o seguinte:

  1. Coma muitos vegetais, frutas, cereais integrais, peixe, nozes, sementes e garanta uma adequada ingestão de proteínas.
  1. Reduza ou minimize a gordura saturada, a cafeína, o açúcar e o sal.
  1. Pratique exercícios físicos regulares e não fume.
  1. Evite o uso de produtos químicos e de calor no seu cabelo. Faça uma massagem semanal no couro cabeludo com óleos essenciais.
  1. Considere a possibilidade de tomar de suplementos de vitaminas do complexo B, ácidos graxos essenciais e ácido ortosilícico. Mas não esqueça de visitar seu médico antes de tomar estas providências.

Felizmente conheci o Roberto DeLucca, que se tornou um especialista em DHT aqui no Brasil e ele explica muito bem tudo isto que escrevi, de uma forma bem direta.

Conheça mais sobre o trabalho do Roberto DeLuccaclicando aqui.

Suas preocupações com relação às questões relativas a calvície e saúde em geral são minhas também.

Por isto, tua opinião sobre este artigo é muito importante para mim.

Não deixe de escrever teu comentário a respeito e até o próximo artigo…

Compartilhe

2 Comentários

  1. Nossa não sabia que o DHT era o responsável pela calvice. Será que esses tratamentos funciona mesmo?

Responder

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 + 14 =