Diabetes e Queda de Cabelo – Causas e Consequências

0
4432

Todos os dias você acorda e inicia sua rotina. Levanta-se, toma banho, penteia os cabelos. Dia após dia fazendo a mesma coisa talvez você não perceba que a cada dia seu pente ou escova fica carregado de fios de cabelo. Mas… Observe que estes fios vão a cada dia aumentando. Observe bem. Você está com queda de cabelo! E caso você for diabética pode estar sofrendo as consequências da relação diabetes e queda de cabelo.

Se você é diabético talvez esta seja a causa da queda capilar. O Diabetes é responsável por diversas complicações em seu corpo. Se você é diabético está sujeito a sofrer com a queda de cabelos. Para entender como isto acontece vamos relembrar:

Diabetes e Queda de Cabelo – ConsequênciasDiabetes e Queda de Cabelo

Diabetes e Queda de Cabelo

O Diabetes Mellitus é uma doença crônica multifatorial, ou seja decorre de uma diversidade de fatores. É uma patologia que provoca alterações metabólicas em todo o organismo. Sendo assim a condição de descontrole de glicemia do diabético afeta também o ciclo capilar sacramentando então a relação diabetes e queda dos cabelos.

Você sabe como acontece o ciclo capilar?

Observe:

Diabetes e Queda de Cabelo

1- Durante dois anos o cabelo vai crescendo. Este crescimento ocorre com 90% dos fios.

2- Por 4 a 6 meses – Os fios passam por uma fase de transição e repouso.

3- Ocorre a queda dos fios. Em torno de 10% dos fios estão amadurecidos e caem.

4- O ciclo recomeça com nova fase de dois anos de crescimento.

Este é o ciclo normal dos fios de cabelo. No entanto, para quem tem diabetes   nem sempre a coisa ocorre desse jeito.

No diabético alterações metabólicas interferem com este ciclo. Modificam o percentual de crescimento e causam a queda dos cabelos. Neste caso a glicemia mal controlada descontrola também o equilíbrio do ciclo capilar.

Além deste, outros fatores decorrentes da Diabetes Mellitus interferem no ciclo capilar e aumentam a queda dos cabelos. Os diabéticos estão mais propensos a proliferação de bactérias e fungos que afetam o couro cabeludo, do que as outras pessoas.

Fatores que provocam a queda de cabelos no diabético.

  • Os diabéticos estão sujeitos à  dermatite seborreica que atinge o couro cabeludo e pode provocar a queda de cabelos.
  • Um outro problema que pode ser comum em diabéticos é a foliculite – infecção bacteriana que também afeta o couro cabeludo.
  • A má circulação, comum nos diabéticos também é responsável pela maior queda dos fios. O couro cabeludo acaba recebendo poucos nutrientes e os fios envelhecem precocemente e morrem mal nutridos.
  • Outro agravante é a questão psicológica. A Diabetes leva ao estresse, à ansiedade e muitas vezes à depressão. Fatores que também contribuem para a queda de cabelo.
  • Outro fator a considerar é a medicação a que estão sujeitos. Os muitos componentes químicos e seus efeitos colaterais interferem no bom funcionamento do metabolismo capilar.
  • Juntando-se a tudo isto, ainda há a baixa imunidade provocada pela Diabetes, que é também fator limitante para o crescimento do cabelo.

A queda dos cabelos pode ser evitada. O controle da Diabetes, mantendo as taxas glicêmicas dentro dos índices normais é a melhor forma de fazê-lo. Para evitar a queda precoce dos cabelos também se faz necessário um cuidado especial com o couro cabeludo.

Seu médico pode te aconselhar quanto ao uso ou não de shampoos para o tratamento. Além disso uma alimentação balanceada e nutritiva também contribui para manter os cabelos do diabético saudáveis evitando a queda capilar.

Compartilhe

Responder

Please enter your comment!
Please enter your name here

oito + 7 =