Dicas Para Crescer Cabelos

0
275

Você está à frente da TV e fica “babando” ao ver mulheres portando aqueles lindos e longos cabelos, e para te deixar ainda mais “louca”, aquela tua colega de trabalho está com os cabelos cada vez mais longos e lindos. Quais as dicas para crescer  cabelos que elas teriam me dar?

Que vontade de ter cabelos iguais, mas parece que teus não querem saber disso, pois passa e passa o tempo e eles continuam da mesma.

Parece que a resposta é o fato de que os cabelos crescem apenas um centímetro por mês, por isto demora tanto a chegar ao tamanho que você deseja.

Porém, existem ações que poderão te ajudar a conseguir um crescimento mais rápido para seus cabelos. Pois é sobre estas ações e sobre outras dicas que vamos discorrer neste artigo.

Dicas para crescer cabelos – Troca do estilo do cabelo muito frequente

Dicas Para Crescer Cabelos

 

É muito legal a cada evento você aparecer com um estilo diferente de cabelo, mas não é a melhor maneira de facilitar o crescimento dos seus cabelos. Alguns tratamentos e produtos químicos podem deixar o cabelo mais fino, estragar ou até fazer com que eles caiam. Não há problemas em fazer isso uma ou outra vez, mas mudar de estilo várias vezes pode deixar seu cabelo ainda pior.

Procure não fazer sempre permanentes, frisar, alisar com produtos químicos ou com chapinhas, enrolar, tingir ou descolorir os fios. Esses processos podem causar sérios danos aos cabelos, alterando a forma natural dos fios e colocando esforço desnecessário neles. Calor excessivo de secador ou chapinha pode queimar os cabelos, então tente deixá-los secar naturalmente sempre que possível.

  • Faça um esforço no sentido de escovar e pentear os cabelos o mínimo que possível. Use um pente de dentes largos e nunca penteie com muita força.
  • Penteie o cabelo quando estiver seco, não molhado. O cabelo fica mais sujeito a danos quando está molhado, então é melhor esperar secar para usar aquele pente de dentes largos nos fios.
  • Tente não desembaraçar ou puxar os fios sem a ajuda de um creme de pentear ou spray para desembaraçar cabelos.
  • Não use elásticos para prender os cabelos.Se precisar deixá-los presos, use um lenço. O lenço não vai deixar os cabelos muito puxados, o que pode arrancá-los pela raiz.
  • Evite usar acessórios que forcem os cabelos.Trancinhas ou rabo-de-cavalo, por exemplo, são proibidos porque prendem os cabelos com muita força, causando stress aos folículos. O invés disso, opte um estilo que minimiza esse stress, para que eles promovam o crescimento dos cabelos.
  • Lavar os cabelos com cuidado.Use os produtos apropriados para seu tipo de fios. Se seu cabelo for muito oleoso, use shampoo e condicionador apenas 3 ou 4 vezes por semana. Não é necessário usar os produtos todos os dias, pois eles irão tirar a oleosidade natural dos cabelos.
  • Pessoas com cabelos cacheados, grossos e secos devem lavá-los apenas de 2 a 3 vezes por semana, pois a oleosidade natural é o segredo para cabelos fortes e saudáveis. Pessoas de pele oleosa provavelmente devem lavar os cabelos mais de 3 a 4 vezes por semana, pois o óleo acumulado pode ser ruim para o crescimento.
  • Escolha produtos que contenham ingredientes bons para os cabelos. Ingredientes como abacate, coco, jojóba e óleo de oliva são todos benéficos quando usados com moderação. Eles ajudam a manter a hidratação e a oleosidade, diminuindo as pontas duplas e outros danos.
  • Planeje com cuidado o corte dos cabelos.Cortar os cabelos não os faz crescer mais rápido desde as raízes, isso é um mito. Mas evita que o cabelo diminua pelas pontas, pois previne as quebras.
    • A frequência com que você deve cortar o cabelo depende da saúde dos seus cabelos e a velocidade em que quer que cresçam; é você quem deve saber.
    • O crescimento normal dos cabelos é de 1 a 2,5 centímetros por mês. A maioria dos especialistas recomenda cortar os cabelos a cada 6 a 10 semanas, o que significa que se cortar de 1 a 2 centímetros, seu cabelo ainda deve crescer.

Dicas Para Crecer Cabelos – Dieta Adequada ao Crescimento dos Cabelos

 

Dicas Para Crescer Cabelos

Alimentos saudáveis são bons para os cabelos. Dieta pode parecer não ter nenhuma ligação com os cabelos, mas faz uma grande diferença. Comida traz nutrição para o corpo, e como o cabelo também faz parte do corpo, também fica nutrido. Sendo assim, é importante que você coma muitas frutas, vegetais, carne e peixe.

  • O cabelo é feito de proteínas, então certifique-se de que está ingerindo muitas proteínas na sua dieta. Algumas fontes delas: carnes magras como frango e peru, peixe, ovos, derivados de soja, feijão e nozes. Estes alimentos vão ajudar na produção saudável de queratina, que é a construção principal dos fios.

Algumas gorduras são boas para um estilo de vida saudável e para a saúde dos cabelos. Gordura com moderação ajuda a manter os cabelos e a pele saudáveis.

  • Gorduras irão ajudar você a processar as vitaminas e minerais na sua dieta – vitamina A, D, E e K – que são necessárias para um crescimento saudável dos cabelos.
  • Gorduras saturadas, gorduras trans e hidrogenadas são exemplos de gorduras das quais você deve ficar longe. Gorduras de Ômega 3, encontrada em peixes e plantas oleaginosas, são boas para a saúde capilar. Salmão, óleo de linhaça, sardinha, castanhas e espinafre são alimentos que possuem altas quantidades de Ômega 3.
  • Por esta mesma razão, vitaminas do complexo B em tabletes contendo óleo de peixe são bons para acelerar o crescimento dos folículos capilares.

Ingerir bastante ferro e zinco. Estes dois nutrientes, junto com outras vitaminas, são essenciais para criar cabelos lindos e saudáveis.

  • Ferro é o responsável por levar oxigênio às células, do sangue dos pés até os folículos capilares. Carnes magras são uma boa fonte de ferro, mas se você for vegetariana, coma feijão, lentilhas e derivados de soja, como tofu.
  • Zinco ajuda na reconstrução dos tecidos, garantindo que as glândulas sebáceas dos folículos capilares estejam funcionando corretamente. Consiga sua dose de zinco comendo ostras, bifes magros, linhaça de trigo, abóbora e sementes de abóbora, chocolate amargo e cacau.

A deficiência deste nutriente deixa os cabelos fracos, sem brilho e mais fáceis de quebrar. A vitamina C também é um ótimo antioxidante, o que ajuda contra os radicais livres, que aceleram os efeitos do envelhecimento.

  • Seu corpo utiliza a vitamina C para construir o colágeno, que é essencial para o crescimento dos cabelos. A vitamina C também ajuda na quebra do ferro, outro componente dos cabelos, portanto manter um bom nível de vitamina C é necessário para absorver o ferro.
  • O corpo não produz vitamina C sozinho. É imprescindível que você coma e beba alimentos que tem grandes concentrações de vitamina C. Melão, goiaba, frutas cítricas, brócolis, pimentão e espinafre são todos alimentos cheios de vitamina C e também muito gostosos.
  • A recomendação de ingestão diária é de 45mg para crianças de 9-13 anos; 70mg para adolescentes de 14 a 18 anos e 75 a 90mg para adultos.

Dicas Para Crescer Cabelos – Praticar Exercícios e Diminuir o Estresse

 

Dicas Para Crescer Cabelos

Estilo de vida saudável ajuda o crescimento dos cabelos. Seu corpo age como uma máquina, e certas coisas, como o sono, podem ajudar a regenerar as células e promover a saúde geral.

  • Casos sérios de stress podem fazer com que o corpo entre em um tipo de “modo automático de sobrevivência”. Em casos como a morte de um ente querido ou isolamento emocional extremo, o corpo passa a produzir apenas coisas vitais para sua sobrevivência. Nesse período, a produção de cabelos pode parar.
  • Por outro lado, quando seu corpo está bem nutrido e tem energia guardada, não precisa focar-se apenas em ficar vivo; assim, ele pode gastar as energias para crescer e proteger os cabelos. Manter uma boa dieta e um estilo de vida saudável maximiza os recursos do corpo.

Procurar diminuir o stress físico. Cirurgias, ferimentos sérios e outros traumas podem fazer o cabelo parar de crescer e até cair. Nestes casos, pode haver um atraso de três meses no crescimento dos cabelos enquanto o corpo foca em reparar as outras células e ferimentos.

  • Identifique problemas e deixe seu corpo curá-los. Se você acabou de passar por um trauma físico intenso, dê ao seu corpo tempo para se curar antes de esperar que seus cabelos cresçam. Quando seu corpo estiver totalmente curado, você terá seus cabelos crescendo de novo.
  • Anemia, baixa quantidade de ferro no sangue e anormalidades na tireoide também podem agir como stress físico para o corpo, e contribuem diretamente no crescimento dos cabelos. Estes problemas podem ser facilmente detectados com um teste simples e barato de sangue. Fale com seu médico se você acha que pode estar com algum destes problemas.

Controle emocional da sua vida. Aprenda a controlar o stress normal que seu corpo produz após um dia de atividades e acontecimentos inesperados. Em grandes quantidades, o stress pode parar o crescimento de cabelos, mas não irá contribuir para a calvície masculina nem feminina.

  • Fazer exercícios físicos é uma ótima maneira de liberar o stress. Correr, fazer natação, musculação, caminhada, são todos exercícios para um estilo de vida saudável. Eles irão ajudar o seu organismo a processar alimentos e vitaminas, a dormir melhor e a reduzir as quantidades de stress.

Dicas Para Crescer Cabelos – Cuidados com a Saúde

Dicas Para Crescer Cabelos

Poderá algum problema de saúde estar impedindo os cabelos de crescerem? Cuidar destes problemas, em muitos casos, faz o crescimento dos cabelos voltar ao normal.

  • Fale com o médico para diagnosticar-se quanto a quaisquer doenças e similares, pois estes podem para contribuir para a perda de cabelo ou para a demora no crescimento. Como mencionado acima, uma baixa contagem de sangue e condições de tireoide, em conjunto ao desequilíbrio hormonal, podem contribuir para reduzir o crescimento.
  • Pergunte ao seu médico sobre a possibilidade de os remédios prescritos contribuírem na queda de cabelos ou no não crescimento. Medicamentos para acne, anticoncepcionais, esteroides, anticoagulantes e antidepressivos são todos relacionados à queda de cabelos em homens e mulheres.
  • Fale com o médico antes de começar qualquer tratamento para crescimento de cabelos, pois eles podem interferir com a medicação que você usa. Consulte um médico também antes de começar uma dieta radical. Nutrição inapropriada é um fator de diminuição do crescimento dos cabelos.

Cuidado com infecções no couro cabeludo. Infecções, causadas por micoses ou foliculites, podem danificar o couro cabeludo, evitando que os fios cresçam saudáveis.

  • Se você acha que tem alguma infecção (e não uma simples caspa), fale com o médico sobre antifúngicos tópicos que podem ser usados antes de buscar tratamento para os cabelos. Na maioria das vezes, quando a infecção capilar for curada, o cabelo volta a crescer normalmente.

Investigue desequilíbrios hormonais. Tanto em homens como mulheres, problemas hormonais causados pela menopausa, gravidez ou aumento nos níveis de testosterona podem afetar o crescimento dos cabelos. Discuta com seu médico sobre ser este seu caso.

  • Se um desequilíbrio hormonal for detectado, os médicos podem usar inibidores de andrógenos para mulheres. Andrógenos são hormônios tipicamente masculinos, pois são importantes para desenvolver órgãos reprodutivos masculinos e características secundárias. Mulheres com excesso de andrógeno podem sofrer de queda de cabelos.
  • Se um desequilíbrio hormonal for detectado em homens, médicos podem receitar Finasterida. Este remédio funciona bloqueando a enzima que transforma testosterona em andrógeno, DHT. Pesquisas mostram que o remédio reduz os níveis de DHT no couro cabeludo em até 60%.

Dicas Para Crescer Cabelos – Medicamentos Caseiros Para Crescimento do Cabelo

Dicas Para Crescer Cabelos

Estimule o crescimento dos cabelos com remédios caseiros. Mas tome cuidado ao usar estas fórmulas, para não danificar os cabelos ao invés de estimular o crescimento.

  • Aloe vera e mel. Misture a polpa de três folhas de aloe vera com mel e aplique no couro cabeludo. Espere 20 minutos e lave os cabelos como de costume.
  • Tome um café da manhã reforçado. Misture uma colher de lecitina de soja, uma colher de gérmen de trigo, uma colher de mel, uma colher de levedura de cerveja e iogurte. Tente usar essa receita todo dia no café da manhã.
  • Tomates, azeite de oliva e aloe vera. Misture um tomate com uma colher de azeite de oliva. Aqueça um pouco e aplique a mistura no couro cabelo, deixando agir o máximo tempo possível. A adição de aloe vera à mistura ajuda a melhorar.
  • Lave os cabelos todo dia com chá de alecrim. Você pode também comprar shampoo de alecrim.

Estimule o crescimento dos cabelos com medicamentos confiáveis. Alguns tipos de remédios são vendidos em farmácia, e mesmo que nem todos funcionem, eles podem ajudar em alguns níveis.

  • Biotina pode funcionar. É uma vitamina B solúvel em água, que promete aumentar o crescimento dos cabelos e unhas, além de ajudar com a acne, cicatrização da pele e força dos cabelos. A dosagem recomendada é de 300 mcg.
  • MSM, a sigla para metilsulfonilmetano, também pode funcionar. É um sulfato natural encontrados em algumas espécies de plantas, e é conhecido por ajudar construir colágeno e a reparar os tecidos. Para os cabelos, promete diminuir a queda, acelerar o crescimento e aumentar o brilho e a força.

Dicas Para Crescer Cabelos

Como vimos no decorrer da leitura deste artigo, existem alguns medicamentos que podem ser usados no sentido de auxiliar no crescimento do cabelo.

Dicas Para Crescer Cabelos

Dicas Para Crescer Cabelos

Por isto, estamos indicando a você estes dois suplementos alimentares que exercem de maneira bem produtiva e eficaz esta função de fortalecer e crescimento dos cabelos. Estes suplementos são comprovadamente de grande eficácia para o embelezamento dos cabelos.

Boa Sorte e Seja Feliz, até o próximo artigo.

 

Compartilhe

Responder

Please enter your comment!
Please enter your name here

14 + dois =