Dietas Rígidas e Queda de Cabelo

0
1173

Dietas rígidas e queda de cabelo formam um par inseparável. Saiba o que acontece com o cabelo nas dietas rígidas, descubra dicas alimentares para evitar a queda de cabelo.

Corpo Sarado & Cabelo Perfeito

Dietas rígidas e queda de caabelo

Quem não quer ter um corpo perfeito e lindos e saudáveis cabelos? É o sonho de cada um de nós. Ou pelo menos boa parte dos mortais gostaria destes dois privilégios. Unir corpinho sarado e bem torneado à lindos cachos ondulados e brilhantes.  Não seria bom demais?

Mas, só tem um probleminha. É a pressa que a gente tem em emagrecer. A gente quer emagrecer rápido não é? Mas, espera um pouco. Não vá com tanta sede ao pote. Emagrecer rápido seria ótimo se não fosse prejudicial até para os cabelos.

 

Dietas rígidas e Queda de Cabelo – primeiro passo para a calvície

Continue lendo e descubra porquê.

Quando você pesquisou sobre aquela dieta fantástica que emagrece em poucos dias, alguém te falou da queda dos cabelos? -Não? Então fica por aqui e descubra o perigo que corre seu cabelo a cada vez que você entra em uma dieta rígida.

Dietas Rígidas e Queda de Cabelo – dois fatores que combinam.

É verdade. Dieta rígida e queda de cabelo é a dupla mais certeira que existe. E se você não quer sofrer o trauma de perder boa quantidade de seus fios, parte fora das dietas rígidas e radicais.

Nossos cabelos precisam de nutrição assim como todas as outras partes de nosso corpo. Engana-se quem acha que a alimentação não afeta o ciclo capilar. O crescimento, desenvolvimento e beleza dos fios dependem de dieta balanceada e nutritiva.

Quando você faz dieta rígida o que acontece com o cabelo?

As dietas rígidas são caracterizadas pela carência nutricional. Isto acontece por serem baseadas na exclusão ou redução drástica de alguns nutrientes. Ora. Sabemos o quanto nosso corpo precisa de todos os nutrientes. Deixar de consumir este ou aquele só traz malefícios.

É verdade que emagrece rápido.  Mas, a que preço!  A repentina restrição calórica a que é submetido o organismo causa desequilíbrio metabólico e nutricional. E uma das consequências é a queda de cabelo.

Como a dieta rígida leva à queda de cabelo.

Quando você submete seu organismo a uma dieta rígida e restritiva, seu corpo percebe a redução alimentar e começa a ativar a autodefesa contra a inanição. A principal estratégia do corpo é economizar energia.  Neste caso o organismo faz uma readaptação na distribuição de energia.

Ele começa a guardar para as tarefas essenciais (respiração, batimentos cardíacos, etc.) toda a caloria que pode. Neste caso não sobram nutrientes para promover a manutenção dos fios de cabelo. O ciclo capilar entra em descontrole, os cabelos enfraquecem precocemente e caem acima do fluxo normal.

Uma dieta rígida provoca a carência de vitaminas, proteínas, zinco e ferro. E eles são elementos fundamentais para preservação capilar. Sem a presença constante destes nutrientes na comida aqueda de cabelo é certeira.

Perca peso sem perder os cabelos.

Pense bem antes de arriscar seus fios de cabelo. Emagrecer com dieta rígida não vale a pena. O que mais tem sido aconselhado por profissionais da nutrição é perder peso em médio ou a longo prazo com reeducação alimentar.

As organizações de saúde consideram como saudável a perda de peso que fica em torno de 0,5 a 1,5 kg semanalmente. Você demora um pouco mais a emagrecer, mas com certeza não sofrerá queda de cabelo e também não será vítima de anemias, tonturas, fadigas e outros males.

As melhores estratégias para emagrecer não são as dietas rígidas e rápidas. São as dietas saudáveis, balanceadas e permanentes. São aquelas que você pode fazer sem sofrer e sem perder os cabelos e a saúde. São estas que dão certo. Pois te levam a emagrecer de verdade e te ajudam a permanecer magro.

Agora, a opção é sua. Vale a pena apostar em uma dieta rígida, sofrer queda de cabelo e perder a saúde?

Mantenha seus cabelos brilhantes e saudáveis com alimentação correta.

Aqui estão algumas dicas alimentares para manter seus cabelos sempre bem.

  • Adote as proteínas de boa qualidade – Elas possuem aminoácidos essenciais para a hidratação capilar, ajudam no crescimento dos fios e dão proteção ao folículo. Exemplos: – frango, ovos, carne, peixe.
  • Alimente-se dentro da quantidade ideal de calorias, conforme sua idade, sexo e padrão de atividades diárias.
  • Não faça restrição de nenhum nutriente. Ao invés de excluir, faça escolhas inteligentes e saudáveis. Por exemplo: troque as farinhas e arroz branco pelos integrais. Faça consumo de carboidratos complexos e fibras. Lembre-se, a restrição alimentar causa queda de cabelos.

Dieta rígida? Queda de cabelo?  Não passe por isto nunca mais. Seus cabelos merecem estar sempre belos.

Compartilhe

Responder

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × um =