Excesso de Vitamina C Causa Queda de Cabelos?

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Somos aconselhados desde a infância a ingerir mais produtos naturais e frescos e ricos em vitamina C, como frutas e verduras, para termos uma saúde equilibrada e termos as fontes de todas as vitaminas e minerais que o corpo precisa para estar funcionando perfeitamente.

Mas afinal, o que são e quais são as funções das vitaminas no organismo humano?

Primeiramente, é importante ter em mente que toda dieta não balanceada pode reverter em conseqüências danosas à saúde, incluindo a saúde capilar. Desde a antiguidade temos registros dos efeitos da carência de vitaminas no organismo, e a partir disto, criou-se uma cultura de ingerirmos esses nutrientes sem o devido acompanhamento médico e ou profissional.

Entretanto, esse consumo excessivo pode ser nocivo à saúde. Muitas pessoas ingerem uma quantidade exorbitante de vitaminas acreditando que isso faz bem, mas não estão instruídas o suficiente para saberem que esse consumo excessivo pode acarretar em efeitos colaterais.

Basta ter uma alimentação bem balanceada, com alimentos frescos, como frutas e verduras, que teremos a fonte de todos os nutrientes necessários. É sobre isto que vou tratar neste artigo.

Vitamina C

Vitamina C

A vitamina C é um poderoso antioxidante, e fundamental para combater a flacidez, pois firma a estrutura molecular do colágeno. Presente em frutas cítricas, como a laranja, seu principal representante, além disso, também em goiabas, pimentas, salsinha entre muitos outros. Hoje podemos até mesmo encontrar a concentração da vitamina C em produtos de uso tópico, a fim de clarear a pele e combater os radicais livres.

Segundo o Médico Dr. Dráuzio Varella, uma das influências que ainda temos hoje que apontam ao consumo desenfreado das vitaminas está relacionado às descobertas científicas de Linus Paulling, que afirmava que as pessoas deveriam ingerir em média de 10 gramas por dia no mínimo, atingindo uma concentração de mega dose da vitamina C.

Vitamina C

Fontes de vitamina C: devem ser ingeridos com precaução para não ter efeitos nocivos.

Estima-se que a Vitamina C é um meio miligrama, uma medida muito divergente da proposta por Linus, como uma prevenção do câncer.

Excesso de vitamina C

Ainda há pouco estudo na área que comprove a eficácia da vitamina C no tratamento e prevenção de resfriados, e até o cancro, em doses de 500mg a 10g. Acima de 100mg por dia pode provocar cálculos renais, alterações hormonais e no ciclo menstrual.

O excesso de ácido também pode causar lesões gastrointestinais, provocando forte incomodo, e por conseqüência a urina ficará mais ácida, comprometendo a bexiga e levando até a irritações.

Outros estudos recentes apontam que o consumo excessivo está relacionado com o aumento da produção de radicais livres. O consumo pode fazer crescer o número de casos de determinada patologia.

Nem em excesso nem na carência. É preciso equilibrar e ter em mente um consumo consciente das vitaminas. Há muitos anos, os navios estavam quase sem alimentos, então, a laranja C era uma das frutas que não estavam presentes na alimentação daquele povo. Isso gerou uma onda de escorbuto, doença provoca pela ausência de alimentos frescos

Vitamina C e a relação com a queda de cabelos

Algo que não é novidade para ninguém é que a carência de ferro e outros nutrientes podem provocar a queda dos fios, entretanto, outro fator que pode contribuir para a perda difusa do cabelo é o excesso de vitamina C, ou a hipovitaminose.

A carência de ferro em razão de determinadas regimes inadequados ou pela hipovitaminose C, insuficiência renal crônica, hemorragias e dermatoses, comprometendo a formação dos fios determinando a queda difusa e crônica. Ou seja, uma dieta não balanceada pode reverter em inúmeros prejuízos à saúde.

Segundo pesquisas, o excesso de vitamina C pode afetar a reprodução dos folículos capilares, que são inibidos pela proliferação de leveduras, espécies de fungos capilares que causam descamações, coceiras e irritação no couro cabeludo, também conhecido como psoríase.

Portanto, modere a quantidade a ser ingerida de vitamina C, para manter o equilíbrio das funções vitais ao funcionamento do teu organismo. Deixe seu comentário a respeito deste artigo. Até o próximo…

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