Finasterida…Solução Para a Calvície

0
525

A queda de cabelo de padrão masculino é uma condição frequente que se pensa ser causada por uma combinação de fatores genéticos e por um hormônio determinada chamada di-hidrotestosterona (DHT). O DHT contribui para encurtar a fase de crescimento do cabelo e para tornar o cabelo mais fino. Uma das soluções apontadas para resolução deste problema que afeta um percentual enorme de homens é a Finasterida.  

Finasterida – O que é e como deve ser utilizada

Finasterida

Finasterida destina-se a utilização exclusiva por homens e não deve ser tomado por mulheres ou crianças.

A Finasterida é utilizada para o tratamento da queda de cabelo de padrão masculino (também conhecida como alopecia androgênica). Após a leitura deste artigo você ainda tiver dúvidas sobre queda de cabelos do padrão masculino, consulte o seu médico.

A Finasterida age no couro cabeludo, reduzindo especificamente os níveis de DHT bloqueando uma enzima (5-alfa redutase de Tipo II) que converte a testosterona em DHT. Somente os homens com queda de cabelo ligeira a moderada, mas não completa, podem esperar se beneficiar da utilização da Finasterida. Na maioria dos homens tratados com Finasterida durante 5 anos, a progressão da queda de cabelo foi reduzida, e pelo menos metade desses homens apresentaram igualmente alguma melhoria no crescimento do cabelo.

Cuidados a tomar antes de utilizar

 

Não tomar Finasterida quando:

  • Se tem alergia (hipersensibilidade) à finasterida ou a qualquer outro componente da medicação.
  • Se for criança ou adolescente (< 18 anos)
  • Se for mulher. Em ensaios clínicos, a Finasterida demonstrou ser ineficaz no tratamento da queda de cabelo (alopecia androgênica) em mulheres.
  • A Finasterida não deve ser tomado por homens que estejam tomando outro medicamento que contenha finasterida, ou qualquer outro inibidor da 5-redutase para a hiperplasia benigna da próstata ou para qualquer outra condição.

Tome um cuidado especial com Finasterida

  • As mulheres grávidas ou as mulheres com suspeita de gravidez não devem tocar em comprimidos de Finasterida partidos ou divididos. Existe a possibilidade da finasterida ser absorvida pela pele, o que pode interferir no desenvolvimento dos órgãos genitais externos do embrião masculino. Caso mulheres grávidas entrem em contato com a finasterida (a substância ativa), devem informar o médico imediatamente.
  • Os comprimidos de finasterida podem alterar valores das análises sanguíneas chamada PSA. Se realizar análises ao sangue para averiguar a próstata deve informar o seu médico de que está tomando Finasterida.
  • A determinação sérica do antígeno específico da próstata (PSA) deve ser realizada antes de iniciar o tratamento com finasterida.
  • A interação medicamentosa da Finasterida com outros fármacos, habitualmente não oferece problemas.
  • No entanto, informe sempre o seu médico se tomou o está tomando recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.
  • Não existem dados sobre a utilização da Finasterida de forma tópica (aplicada sobre a pele)
  • A Finasterida pode ser ingerida com ou sem alimentos.

Gravidez e aleitamento

Se a finasterida for absorvida através da pele ou tomada oralmente por mulheres grávidas portadoras de um feto masculino, a criança pode nascer com malformações dos órgãos genitais. Os comprimidos são revestidos por película, o que ajuda a prevenir o contato com o produto desde que os comprimidos não estejam partidos nem esmagados.

Quando a parceira sexual do usuário está ou possa estar grávida, o doente deve evitar qualquer exposição da sua parceira ao seu sêmen (por exemplo, utilizando um preservativo) ou descontinuar o tratamento com finasterida.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Não existem dados que sugiram que a Finasterida afete a capacidade de conduzir ou de utilizar máquinas.

Informações importante

 

A Finasterida contém lactose. Se foi informado pelo seu médico que possui intolerância a alguns açúcares, comunique antes de tomar este medicamento.

Finasterida – Como utilizar? 

Tomar Finasterida sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Finasterida

Comprimidos de Finasterida

Os comprimidos devem ser engolidos inteiros com água. Não devem ser esmagados nem divididos. Pode tomar os comprimidos durante a refeição ou em jejum.

A menos que tenha sido prescrito de forma diferente pelo médico, a dose habitual para todos os usuários é um comprimido por dia.

Siga as indicações do seu médico. Não altere a posologia nem pare de tomar este medicamento sem consultar previamente o médico.

Finasterida não atua melhor nem mais rapidamente se tomar mais do que uma vez por dia. Para conseguir um aumento da espessura do cabelo ou uma diminuição da queda de cabelo, tem de tomar este medicamento todos os dias durante 3 a 6 meses ou mais.

Em conjunto com o seu médico, poderá avaliar se o tratamento com a Finasterida está sendo benéfico. Não é necessária qualquer alteração dos cuidados normais com o cabelo durante o tratamento com o produto.

Se tiver a sensação de que o efeito da Finasterida é demasiado fraco ou demasiado forte, converse com o seu médico.

Se tomar uma dose maior de Finasterida do que deveria, ou se acidentalmente tomar comprimidos em demasia, procure o seu médico ou um hospital imediatamente.

Caso se tenha esquecido de tomar a Finasterida 

Não tome uma dose dupla para compensar uma dose que esqueceu de tomar. Continue o tratamento, como habitualmente.

 

Se parar de tomar Finasterida

Para manter o efeito benéfico do tratamento, é recomendado a utilização contínua deste medicamento. Se parar o tratamento com Finasterida, qualquer ganho na espessura do cabelo durante o tratamento será, provavelmente, perdido no prazo de 9 a 12 meses.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico.

Quais são os possíveis efeitos secundários? 

Como todos os medicamentos, Finasterida pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.
Os efeitos secundários possíveis deste produto são, habitualmente, de natureza ligeira e temporária.

Os efeitos secundários são, geralmente, temporários, com a continuação do tratamento. Ou desapareceram com a descontinuação do tratamento.

Pouco frequentes (ocorrem em menos de 1 em 100 utilizadores): ocorre
menor desejo sexual, dificuldade em ter uma ereção e problemas de ejaculação, tais como diminuição da quantidade de sêmen libertado

Efeitos pouco frequentes:

  • Reações alérgicas tais como erupções cutâneas, prurido, e inchaço nos lábios e face
  • Inchaço ou sensibilidade da mama
  • Dor nos testículos
  • Ritmo cardíaco acelerado
  • Dificuldade persistente em ter uma ereção após a descontinuação do tratamento
  • Foi relatada infertilidade em homens que tomaram finasterida durante muito tempo e que tinham outros fatores de risco que podiam afetar a fertilidade. Foi relatada normalização ou melhoria da qualidade seminal após descontinuação da finasterida.
  • Não foram realizados estudos clínicos de longo prazo sobre o efeito da finasterida sobre a fertilidade em homens.
  • Aumento das enzimas hepáticas

Pare de tomar Finasterida se sentir estes sintomas 

  • Inchaço da face, língua ou lábios
  • Dificuldade em engolir
  • Dificuldades respiratórias

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste artigo, informe o seu médico.

Quero que você conheça também outra alternativa bem interessante em termos de medicação para calvície, para tanto peço a você que clique aqui.

Espero que este artigo tenha sido útil no sentido de ajudar a dirimir tuas dúvidas quanto ao assunto. Deixe um comentário, vou ficar muito satisfeito em saber tua opinião.

 

Compartilhe

Responder

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 × um =