Queda de Cabelo Feminina Afeta a Autoestima

0
624

Os cabelos são em nossa sociedade, uma representação da boa saúde e juventude, e para as mulheres é um símbolo de sua beleza e sensualidade. A queda de cabelo feminina é também perder uma parte da autoconfiança. É freqüente também agirmos sob uma tendência de relacionar com o avanço da idade, como se sinalizasse o fim da vitalidade, da fonte da juventude.

Entretanto, é necessário desvincular esse estereótipo da mulher dos cabelos longos e joviais, e adaptar-se às novas realidades, viver e explorar as diferenças. Numa rotina onde as mulheres assumem múltiplas funções, cuidar dos cabelos não é mais a prioridade. Os padrões de beleza já não são o suficiente para determinar a identidade de alguém.

Segundo Shelly Friedman, cirurgião de transplante de cabelo em Scottsdale, Arizona e presidente fundador da Câmara Americana de cirurgia de restauração capilar, diz que as mulheres associam seu cabelo com sua sexualidade, sensualidade e beleza.

“Para as mulheres, o cabelo é a coroa, símbolo da beleza e orgulho. É tipicamente o que uma mulher se identifica como sendo feminino ou atraente para um companheiro. Se isso começa a diminuir, isso pode ser devastador para a identidade de uma mulher e auto-estima, especialmente quando afetada em uma idade precoce. A queda de cabelo feminina é tida como envelhecimento acelerado e as mulheres têm de lidar com um sentimento de perda de virilidade e atração sexual por seu companheiro também.”

  • Queda de Cabelo Feminina – Mulheres x Homens: o sexismo que dita os padrões de beleza

queda de cabelo feminina

 O Jornal da Academia de Dermatologia Norte Americana realizou uma pesquisa em 1992, na qual havia uma comparação da reação entre homens e mulheres e a conclusão foi que a queda de cabelo feminino provoca uma imagem corporal mais negativa, e por isso a capacidade de adaptar-se à perda é mais difícil. Elas sentem-se mais inseguras em relação à sua imagem e como as pessoas vão aceita-las.

A vaidade feminina é mais obviamente mais evidente, e mais explorada, gastam-se horas e dinheiro em prol de um cabelo perfeito, e quando a queda de cabelo começa a acontecer, inicia-se um processo traumático.

Outras pesquisas (http://www.emedexpert.com/tips/hair-loss-effects.shtml) também revelam dados assustadores, indicando um aumento nos índices de depressão e ansiedade em parte daqueles que sofrem com a perda de cabelo, justificada pela falta de autoconfiança, timidez e introspecção.

A sociedade também provoca situações que tendem a continuar esse processo de camuflagem do problema, afinal, um profissional pode ter sua produtividade afetada pelos sentimentos depressivos, e pela vergonha ao se expor com a “queda de cabelos” perante clientes, câmeras, e outros contatos profissionais.

Os efeitos negativos da queda de cabelo feminino obviamente afetam a vida social de quem sofre com isso, pois fica evidente a representatividade social que os cabelos têm.

É preciso se readaptar ao novo mundo, que se abre para outras possibilidades de bem estar, e novas buscas pelo que é “belo” e saudável. Esteja bem consigo mesma e recupere sua auto-estima, afinal toda beleza é única. Pensando nisso, listamos algumas ações cotidianas que podem ajudar nessa situação.

Seis pequenas ações cotidianas

 

  1. Invista no seu guarda roupa, se vista bem e terá uma maneira simples para aumentar a autoconfiança. Escolha cores alegres, como amarelo e verde, que estimulam sensações positivas. Roupas leves e confortáveis também favorecem para o bem estar onde quer que esteja.
  • Comece a se exercitar, busque alguma modalidade esportiva na qual você se identifique isso é uma tática de autoaperfeiçoamento, afinal, todo ser humano é ilimitado em suas capacidades e tem um mundo para ser descoberto e explorado. Se sua personalidade é das mais ativas, opte por atividades de maior impacto, como musculação, pilates, e etc. Caso prefira atividades mais serenas, convide algum amigo disposto a caminhar diariamente em sua companhia e contemple o ambiente que te rodeie e se concentre em sua respiração.
  • Aposte em lenços, turbantes e chapéus. Além de super estiloso, é possível brincar com formatos, cores e estampas. Super charmosos, os turbantes dão um ar elegante a qualquer visual.
  •  Se os impactos emocionais estão sendo devastadores, não hesite em procurar uma ajuda de um profissional habilitado para te ouvir e aconselhar com as medidas que podem reverter positivamente suas energias que foram enfraquecidas com a queda de cabelo. Procure formas alternativas de terapias antes de optar pelo apoio de medicamentos.

 

  • Não perca sua fé, olhe para o futuro com fé e perseverança. A ciência está a procura de soluções para curar isso, as companhias farmacêuticas estão buscando a melhor fórmula para um medicamento que vai ansiar a luta das mulheres e homens que sofrem da alopecia. Isso pode parecer devastador mas diga para si mesma que a perda do seu cabelo não será capaz de destruir sua identidade. Você é muito mais do que o seu cabelo.
  • Enfatize seus pontos fortes. Busque em você o que há de mais belo, seu sorriso, olhar, algo em você que merece ser valorizado.

Depois de todas estas dicas, que tal assistir um vídeo que vai te ajudar a ganhar auto-estima?

E como você encararia esta situação? Já passou por isto ou conhece alguém que precisa de ajuda?

Conte para a gente o que você faria…

Compartilhe

Responder

Please enter your comment!
Please enter your name here

catorze − 5 =