Queda de Cabelo Pos Parto – Porque Acontece Isto?

0
737

Quando falamos sobre as causas da queda de cabelo pos parto, é comum a relação entre os hormônios androgenéticos (hormônios masculinos) como a testosterona, como um fator chave no diagnóstico da causa desse problema.

Isso justifica também porque isso afeta menos as mulheres. Entretanto, um fenômeno acontece em muitos casos de gravidez no qual as mulheres vêem seus cabelos caírem após o parto drasticamente.

A causa disso é por um pico hormonal, gerada pela queda dos níveis de estrogênio, é como se congelasse a produção dos mesmos e assim o processo de queda dos fios fica em “descanso”. É comum as grávidas notarem seus cabelos mais volumosos e com vida. No entanto, após dar à luz os níveis de estrogênio param de cair, e o ciclo normal do cabelo se restabelece e então, o que não caiu durante a gravidez começa a cair.

Ou seja, trata-se de uma mudança hormonal, e não uma deficiência vitamínica como é provocada a alopecia.

Segundo a academia de dermatologia norte americana (https://www.aad.org/skin-conditions/skin-health-tips/hair-loss-and-new-mothers), pesquisas indicam que outros fatores também podem influenciar nesse processo, tais como stress, cirurgias e até as mudanças mais bruscas de peso corporal afetam o metabolismo e imunidade, provocando queda de cabelo.

Isso é temporário, e todas as mulheres grávidas sofrem alguma perda de cabelo no período do pós-parto, embora em algumas isso seja mais intenso que em outras. Geralmente começa a partir da terceira ou quarta semana após o parto e termina em seis meses. Caso dure mais do que isso, ou apresente falhas no couro cabeludo, recorra a um medico que irá diagnosticar outras causas para essa grave queda.

Queda de Cabelo Pos Parto – Dicas para amenizar o impacto

Confira a seguir algumas dicas para amenizar o incômodo que esse problema que a queda dos cabelos provoca.

Não são soluções, apenas maneiras de se contornar a situação:

  • Evite lavar os cabelos todos os dias porque este hábito pode tirar a camada de proteção que recobre os fios e garante a vitalidade e brilho dos mesmos. Então, diminua a freqüência e deixe secar naturalmente.
  • Neste período é importante evitar produtos químicos e expor o cabelo às altas temperaturas com o uso da chapinha ou escova.
  • Lave e escove os cabelos em casa, caso queira manter sob controle a queda e evitar exposições em público em decorrência dessa perda capilar.
  • Troque seu shampoo e condicionador por algum que tenha proteínas que deixam o volume dos fios parecerem mais evidente.
  • O condicionador deve ser aplicado somente nas pontas do cabelo, evite passar no couro cabeludo, pois isso tende a deixar os fios mais pesados e o couro cabeludo mais oleoso, que pode provocar caspas e com isso, mais queda dos fios.
  • Não menos importante é a questão de que a queda de cabelo pós parto é homogênea, isto é, não se abrem buracos dispersos pelo couro cabeludo.Se isto estiver acontecendo procure uma ajuda médica.
  • Invista num novo corte. Alguns penteados podem mudar sua feição de uma maneira incrível. Se necessitar economizar tempo pode tentar usar um cabelo mais curtinho. Facilita o trabalho diário e economiza tempo e paciência num momento que ter atenção para o bebê é a verdadeira prioridade. Às vezes usar franja ou usar um comprimento mais curto nessa fase ajuda a disfarçar a falta de volume.

queda de cabelo pos parto

Queda de cabelo pos parto – Evite usar secadores de cabelo

O tratamento para a queda de cabelo pós-parto exige uma intensa ingestão de nutrientes encontrados em sucos e vitaminas que ajudam o cabelo a manter-se nutrido e mais saudável. Em outro artigo, temos dicas incríveis das melhores vitaminas usadas para evitar a queda, e estimular o crescimento e fortalecimento dos cabelos.

Você pode ser surpreendida após o parto quando o ciclo do seu cabelo já estiver regularizado. Ou seja, há possibilidades dele mudar nesse período e ganhar uma característica que ainda não era marcante. Um cabelo liso pode tornar-se ondulado, um seco pode tornar-se oleoso e etc. Isso se deve as grandes mudanças hormonais do nosso corpo.

Se notar que os fios continuam caindo significativamente em até seis meses depois do parto é imprescindível conversar com um ginecologista ou uma dermatologista.

Assim sendo,  a queda pode ser um sinal de anemia ou de problemas na tireóide.

Compartilhe

Responder

Please enter your comment!
Please enter your name here

8 − cinco =